
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição lança projeto pioneiro para saúde e bem-estar de pessoas com idade a partir de 50 anos que moram nos bairros Conceição, Vila Zara, São Pedro e áreas próximas. Elas passarão a contar com atendimento médico e atividades físicas acompanhadas por especialistas. Os interessados devem se inscrever na secretaria da igreja (Rua Bela Vista, anexo ao prédio da paróquia, no bairro Conceição), entre as 8 da manhã e 18h, com apresentação de um documento de identidade.
O projeto foi idealizado pelo ex-vereador Glaby Carvalho (Glebão), morador do bairro. O padre Adriano Oliveira Fernandes explicou que a pessoa passará antes por uma avaliação feita pelas equipes das áreas de saúde e de educação física, para os especialistas conhecerem o histórico de vida de cada um e com isso atender melhor a cada caso. O atendimento é gratuito e acontece duas vezes por semana.
Para todos
Padre Adriano informa que o projeto é direcionado a todas as pessoas a partir de 50 anos, independente de religião. Ele lembra que o papel da igreja, além de evangelizar, é também contribuir com a causa social, incluindo saúde e atividades físicas. “Dois fatores importante que garantirão uma melhor qualidade de vida da população, em especial as famílias mais carentes”, destaca.
Além de levar assistência médica e atividades físicas gratuitas à geração da terceira idade, o projeto da igreja católica do bairro da Conceição também tem o propósito de promover uma maior integração entre as famílias, em especial aquelas que vivem no isolamento.
“Muitas delas, por questão financeira, falta de incentivo ou de oportunidade, deixam de se cuidar e de participar de uma atividade física que ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis e ainda une as famílias num momento prazeroso, onde a preocupação maior é a busca de uma vida saudável, participativa e feliz´, frisa o religioso.