Iniciada produção de um milhão de máscaras para doação no sul da Bahia


Ação do Centro Público de Economia Solidária promove renda para 400 costureiras da região


Primeiras máscaras foram distribuídas sábado, no centro de Itabuna

 Prossegue a produção de um milhão de máscaras para serem distribuídas na região cacaueira. A ação, iniciada na semana passada, é liderada pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) seccional Litoral Sul, em parceria com o governo do estado, Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Ao todo estão sendo beneficiadas cerca de 400 costureiras e artesãs do território do sul da Bahia que receberão uma ajuda de custo durante os dois meses de produção. O material contribuirá para a prevenção da Covid-19 nos 26 municípios da região.

Além de gerar renda para as empreendedoras da economia solidária, a ação beneficia cidadãos de Itabuna, Ilhéus e região circunvizinha. Desde o último sábado (09), começou a distribuição do equipamento em Itabuna e, em seguida, Ilhéus – duas principais cidades atingidas pelo novo coronavírus.

Potência da solidariedade

Para o coordenador no Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, a produção que contará com a mão-de-obra das empreendedoras só realça a força da economia solidária atuando em rede.

“É num momento como este que enxergamos mais ainda a potência que temos enquanto uma rede de economia solidária articulada e que ao passo em que gera renda, também segue com o principal valor da solidariedade, das trocas, ativo em todo o processo”, conclui. (Fonte: Ascom Cesol Litoral Sul)