Itabuna: Convênio garante residência médica no Hospital de Base


Meta é ser hospital-escola; apoio da Faculdade Santo Agostinho


O Hospital de Base, que atende a mais de 120 municípios, recebe muitos residentes e estudantes (Foto: Waldyr Gomes/arquivo Diário Bahia)

A Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, instituição mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, e as Faculdades Santo Agostinho de Itabuna (FASA) formalizam, nesta terça-feira (29), convênio para disponibilização de especialização cirurgia clínica em residência médica. O convênio é assinado na sede da FASA, no bairro Nova Itabuna.

A presidente da FASI, enfermeira Fernanda Ludgero, afirma que as Faculdades Santo Agostinho têm dado todo o apoio para que o Hospital de Base seja transformado em um hospital-escola.

“O Hospital de Base recebe muitos residentes e estudantes, mas de fato, ainda não é um hospital-escola. A FASA pretende colaborar nesse processo para que esta importante unidade regional de saúde, referência em todo o Estado da Bahia, preencha os pré-requisitos e se transforme verdadeiramente num hospital-escola”, destacou Fernanda Ludgero.

Diretora-presidente da FASI, Fernanda Ludgero (Foto: Pedro Augusto)

Atendimento em unidades

Recentemente, 25 profissionais de diversas áreas acadêmicas, oriundos de vários estados, reforçaram o atendimento em quatro Unidades de Saúde da Família (USF) da Rede Primária da Secretaria Municipal de Saúde. São fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e odontólogos.

Esta iniciativa foi resultado de uma parceria, renovada pela Prefeitura de Itabuna com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.