Itabuna: falha no sistema mantém biometria só no cartório eleitoral


Senhas chegaram a ser distribuídas e longas filas se formaram no entorno do Fórum Ruy Barbosa, mas a espera foi em vão


Algumas pessoas dormem na fila; outras acabam comprando senha. Haja bocejo, hein?
Noites no desconforto da fila, à mercê, também, da insegurança

Devido a uma falha no sistema, o recadastramento biométrico ainda não começou a ser realizado no Fórum Ruy Barbosa, em Itabuna, como tinha sido anunciado pelo cartório eleitoral na semana passada. Chegaram a ser distribuídas 600 senhas e longas filas se formaram em torno do local.

Mas, às 9h30min, veio a informação de que o procedimento continuaria a ser feito apenas na sede do Cartório Eleitoral, na avenida Firmino Alves. Por lá, muitas pessoas seguem passando a noite na fila, para conseguir uma senha, cuja distribuição só tem início às 8 horas da manhã do dia seguinte.

A previsão é que nos próximos dias a referida falha no sistema seja corrigida e, de fato, seja possível atender a cerca de 1.200 pessoas por dia, no espaço do Fórum. Ainda não foi informada, porém, uma data precisa. Já o atendimento prioritário, quando começar a funcionar o novo posto, deverá continuar acontecendo no cartório eleitoral. Para este público, é programado o atendimento de 220 pessoas por dia.

Por enquanto, a alternativa para o eleitor é mesmo continuar tentando uma senha, a cada dia, no cartório eleitoral. O prazo final para o recadastramento biométrico é dia 22 de fevereiro.