Itabuna: Gapa vai aplicar testes de HIV na população em situação de rua


Também serão atendidas pessoas que usam álcool e outras drogas


 

O coordenador do projeto Viva Melhor Sabendo, Otoniel Azevedo, revela meta para 10 meses (Foto: Arquivo)

O 1° de Dezembro é o Dia Mundial de Luta contra o HIV/AIDS e todo o mês é dedicado às ações de prevenção da doença, o chamado Dezembro Vermelho. Abrindo as atividades, o GAPA (Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS), de Itabuna, lança na próxima terça-feira (30) o projeto “Viva Melhor Sabendo – Fluido Oral: uma estratégia para testagem do HIV na população em situação de rua e pessoas que usam álcool e outras drogas”.

O lançamento acontecerá na Praça Olinto Leone, às 16 horas, com a realização de testes rápidos por fluido oral; e em seguida, às 17 horas, acontecerá uma cerimônia de lançamento do projeto na sede do Rotary Clube Itabuna Sul (Rua Lafaiete Borborema, nº 18, 1° andar, Centro.

Ação nos bairros

Para alcançar a população alvo do projeto, a equipe do GAPA realizará testagem por fluido oral em diversos bairros da cidade. O resultado sai em poucos minutos e os casos que forem reagentes serão encaminhados para confirmação no Cerpat, Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento, onde também será feito o acompanhamento dos casos confirmados.

Durante a ação, a equipe vai passar orientações sobre prevenção combinada, além de distribuir preservativos e panfletos informativos. O projeto inclui ainda a realização de rodas de conversa sobre prevenção nas comunidades e encontros com pessoas que vivem com HIV/AIDS para tratar sobre temas relevantes para elas.

“A meta é realizar 1.200 testes rápidos por fluido oral em um prazo de 10 meses. As ações do projeto têm como objetivos divulgar as formas de prevenção combinada, reduzir a transmissão do HIV, aumentar o diagnóstico precoce e contribuir para a redução do número de novos casos”, explica Otoniel Oliveira Azevedo, coordenador do projeto.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Município, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde/CERPAT.