
Agentes culturais, artistas, músicos, autores, técnicos, produtores, empresários e pesquisadores do forró participarão, de 6 a 8 de abril, do Encontro Nacional do Forró, em Cruz das Almas. Itabuna está entre as cidades convidadas.
O diretor de Turismo, Ari Rodrigues, frisou que a cidade tem muito a ganhar participando do evento. Para ele, a união de todos os municípios que cultuam a tradição junina é muito importante, uma vez que o nordeste predomina nesse segmento cultural. Ari viajará com o staff da Ficc (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania) na próxima quinta-feira, dia 6 de abril.
O evento irá discutir “Os rumos da forte e rica cultura do forró e de onde viemos, onde estamos e para onde nossa cultura pode caminhar?”. Já confirmaram a participação nomes como os forrozeiros Alcymar Monteiro, Maciel Melo, Zelito Miranda e Sandrinho do Acordeon.
O objetivo é debater e propor planos e ações voltados para criar maior articulação e impulsionar as vivências entre os produtores da cultura do forró, trazendo pautas de discussão fundamentais para a realidade contemporânea dessa produção artística. O forró, afinal, é um importante patrimônio cultural imaterial e contribui para o engrandecimento artístico do Nordeste.
A intenção é promover a importância desse trabalho cultural para geração de renda, potencializando o desenvolvimento de cada região por meio da economia criativa, trabalhando com a dinamização de diferentes setores da cultura como música, dança, artes plásticas, artesanato, moda, design, culturas populares, literatura, artes visuais e arte digital.