A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) reelegeu, na noite de ontem (17), o empresário Sérgio Velanes para presidir a entidade no período de 2019-2021. Ele assumiu o compromisso de continuar defendendo os interesses que influenciam no desenvolvimento da cidade, sempre em parceria com o Poder Público Municipal, além de dar continuidade à capacitação da classe empresarial, através do Programa Empreender.
Sérgio reforçou a importância de permanecer lutando em defesa do Associativismo, pois entende que a participação dos empresários é fundamental na resolução de demandas que influenciam no funcionamento do comércio, da indústria e do setor de serviços. “Torna-se cada vez mais necessário que os empresários se juntem para defender demandas importantes, tanto para a classe empresarial, como para a sociedade”, frisou.
Segurança e conquistas
Nos últimos dois anos à frente da entidade, o presidente defendeu a regularização do comércio informal, apoiando a instalação do shopping popular, a segurança no centro da cidade, com a implantação de um sistema de videomonitoramento. Este é uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CD) de Itabuna, o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna (Sindicom) e a Prefeitura Municipal.
Entre as reivindicações, a ACI está empenhada na demolição do antigo Shopping Popular, que está com estrutura em ruínas, comprometendo a vida da população que trafega na localidade. Sobre as conquistas que marcaram a classe empresarial, Sérgio destacou a histórica reabertura do aeroporto de Itabuna, Tertuliano Guedes de Pinho para pousos de pequenas aeronaves, UTI área e para os adeptos do aeromodelismo.
Capacitação e parceria
Em busca de soluções para os pequenos negócios, a ACI firmou parcerias com a Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (Faceb) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para a realização do Programa Empreender. Já estão em formação, por exemplo, os núcleos de mulheres empreendedoras, salão de beleza e panificação, com reuniões quinzenais na sede da ACI.
O projeto busca sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros nos segmentos em comum. Ao mesmo tempo, a iniciativa visa elevar a competitividade e, consequentemente, a sobrevivência das micro e pequenas empresas, o principal objetivo do Empreender.
“Nos próximos dois anos iremos continuar nessa intenção de capacitação e melhoria do nível das pessoas, entender o comportamento do consumidor. Precisamos estar sempre inovando, buscando conhecimento para entender o consumidor, que é o responsável pela existência das empresas”, afirmou Sérgio.
Composição
O Conselho Diretor é presidido por Luiz Sérgio Neto Velanes e acompanhado dos vice-presidentes: Luiz Orleans Mendonça, Ana Paula de Aquino Ganem, José Raimundo Penalva, Silvio Roberto de Sousa Oliveira e Eduardo Oliveira Carqueija Junior.
A Assembleia Geral é presidida pelo empresário Ronaldo Abude Eustáquio da Silva, tendo como 1º. Secretário, Luiz Roberto Vieira Ribeiro e 2º Secretário, Eduardo Fontes Neto.