Jornalista lança sábado livro sobre Valdenor Cordeiro



killyana-1
Com o livro, Kylliana Alves presta um serviço à memória de Jussari

Neste sábado, dia 3 de dezembro, será realizado na Associação Atlética de Jussari, a partir das 15 horas, o  I Festival  Cultural Valdenor Cordeiro, idealizado e organizado pela jornalista Kylliana Alves. O destaque é o lançamento do livro “Valdenor Cordeiro da Silva – Uma história para se contar”, de autoria da própria Kylliana. O evento será aberto ao público e a data não foi escolhida aleatoriamente. Em 03 de dezembro de 2016, Valdenor completaria 73 anos. 

Haverá exposições do artista plástico Jackson Rodrigues e da fotógrafa Anabel Mascarenhas, além da mostra de quebra-cabeças gigantes, fotos e arquivos de época  e premiação de alunos da cidade que produziram redações com o mesmo título do livro. O músico Dell Vasconcelos e amigos do projeto Tock Musical de Jussari estarão no momento musical do evento.

 

Resgate da história

O livro que será lançado no festival é parte do Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, que Kylliana terminou em 2015. A ideia da autora é colaborar para o resgate da história oral do município. Como Valdenor Cordeiro foi uma figura essencial na construção da história de Jussari, tendo sido um dos principais responsáveis pela emancipação política da cidade, essa foi uma forma de homenageá-lo, segundo a jornalista.

Kylliana faz questão de expressar os motivos que a levaram a escrever sobre Valdenor Cordeiro. “Ele foi um grande ser humano e merece todas as homenagens, era um homem à frente de seu tempo, íntegro. Como médico, ele trabalhou em várias cidades baianas, deixando sua marca por onde passava. Participou da implantação dos postos de saúde da família na Bahia, foi Secretário de Saúde do município de Eunápolis, vereador de Jussari pela cidade de Itabuna, prefeito e deixou um gigantesco legado material e imaterial. O homem se vai, mas suas obras ficam”, declarou Kylliana.