O clima de pré-Carnaval dominou o final de semana em diversas cidades Bahia e Brasil afora. Em Itabuna, embora não haja oficialmente a folia, a largada foi dada durante a 40ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico, no último sábado (23). Ao comando de blocos tradicionais, guiada pelas baianas com a tradicional água de cheiro, a turma saiu da Praça Laura Conceição, encheu o beco de alegria e seguiu pela avenida do Cinquentenário até a Praça Adami.
Lá, o trio foi comandado pela Banda Didá, formada só por mulheres, e pela cantora Sarajane, que com sua versatilidade e estilo bem baiano, soube agitar a multidão.
A segurança da festa, bastante elogiada, ficou a cargo de homens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e agentes de Trânsito. Os fiscais da Vigilância Sanitária (VISA) também fizeram um trabalho intenso, antes e durante a festa. Ainda no quesito estrutura, a turma da limpeza da Biosanear garantiu espaço limpo e higienização no circuito da festa e áreas do entorno.
Além da FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), a lavagem contou com o apoio das secretarias de Saúde, Administração, Segurança, Transporte e Trânsito, Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente.