Entender, na prática, os procedimentos tomados quando uma pessoa está se afogando foi tema de nova etapa do ‘Treinamento de Salvamento Aquático’, ministrado por integrantes do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Ilhéus), para 30 moradores do povoado de Urucutuca. Aula aconteceu na manhã da quinta-feira (4).
As instruções levaram os moradores da região e a população pesqueira para dentro do Rio Almada, próximo à comunidade e lá puderam por em prática tudo o que foi aprendido nas aulas teóricas sobre o protocolo de Suporte Básico de Vida (SBV), técnica de prestação dos primeiros atendimentos até a chegada dos bombeiros.
Conforme o soldado Elton Paixão, um dos instrutores do curso, as aulas foram repassadas para três comunidades pesqueiras e, desta vez, abordou principalmente as técnicas de socorro em ambientes de rios e lagos, onde há maior incidência de afogamento.“A ideia do projeto é educar essas pessoas sobre a importância e maneira com que uma rápida ação salva vidas. Isso faz parte da nossa rotina de treinamentos e precisamos repassá-la para a população”, explicou.
Fonte: Ascom/ Rafael Rodrigues