Quem enfrentou filas gigantescas em Itabuna, para fazer o recadastramento biométrico, e não conseguiu senha até esta sexta-feira (22) terá mais uma chance. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anunciou hoje que o prazo será reaberto dia 11 de março. Até o momento, foram 62% dos eleitores atendidos.
Segundo Marcelo Brito, chefe do Cartório Eleitoral, a expectativa é que, no máximo em junho, seja possível recadastrar o total de eleitores da cidade, em torno de 155 mil. Ele explicou, ainda, que quem não conseguiu o recadastramento até hoje terá o título cancelado.
Na reabertura do prazo, porém, a pessoa poderá obter um novo documento. Só assim será possível votar em 2020, quando acontece a próxima eleição municipal.
Fórum e cartório
Apesar do anúncio da data de recomeço do recadastramento, ainda não foi informado se os eleitores deverão procurar o antigo Fórum Ruy Barbosa ou o Cartório Eleitoral, na avenida Firmino Alves. Como até então eram distribuídas senhas às 8 horas da manhã nos dois locais, viu-se um cenário de intensa procura e até presença da polícia, para evitar a venda ilegal de vagas.
Pessoas traziam papelões, para deitar e passar a noite na fila. Cerca de duas mil pessoas se aglomeram perto do Fórum, porque tinha sido dito que neste último dia iam ser atendidos exatamente dois mil eleitores.