A Operação Carnaval 2017, realizada pela Polícia Rodoviária Federal entre os dias 24 e 28 de fevereiro, computou 825 notificações nas BRs 101, 415, 030 e 330. Foram fiscalizadas 2.063 pessoas, das quais sete detidas, e 1.879 veículos.
As ultrapassagens proibidas (alvos de 252 autuações), o excesso de velocidade (percebido entre 343 condutores) e, principalmente, os testes de etilômetro (bafômetro) – com sete pessoas autuadas – estiveram no foco da fiscalização.
Foram registrados quatro acidentes, com um ferido e nenhuma morte. Houve 29 flagrantes pela falta de cinto de segurança, sete pela ausência da cadeirinha para crianças e cinco condutores de motocicleta estavam sem capacete.
Os dados resultam de abordagens diurnas e noturnas. A chefia da unidade participou diariamente de videoconferências com o superintendente e demais Chefes de Delegacias do Estado da Bahia, “buscando soluções e orientações para todo o período de carnaval, visando trazer mais segurança nas estradas”.
Segundo o inspetor Marcus Vinícius Rodrigues, responsável pela delegacia da PRF em Itabuna, o órgão já se prepara para a Operação Semana Santa 2017.