“Paixão de Cristo” consolida Itabuna no turismo religioso



2 (2)

17951967_1594280987278905_1696417520360812670_n

1 (2)

Mais uma vez, a encenação do espetáculo “A Paixão de Cristo” consolidou o potencial de Itabuna no turismo religioso da Bahia, no período da Semana Santa. A peça, apresentada na noite de 14 de abril de 2017, no estádio Luiz Viana Filho, impressionou pela forma sensível como é contada aquela história milenar, como se fosse a primeira vez. E pelo critério com que foram tratados figurino, cenário, trilha sonora, enfim, cada detalhe foi crucial.

O resultado não poderia ser outro: emoção, reverência e efusivos aplausos – de nativos e visitantes –  ao talento dos artistas regionais. O grupo entrou em cena sob a direção incansável de Marco Nô e a produção zelosa de Eva Lima. A realização é assinada pela Ficc (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania).

Coordenador geral do evento, o diretor de Turismo, Ari Rodrigues, disse que no espetáculo não houve falhas e que se consagrou como um megaevento. “Quando recebi a incumbência do prefeito Fernando Gomes, juntamente com o presidente da FICC, Daniel Leão, para ser o diretor de Turismo, já sabia que teria de montar “A Paixão de Cristo”, pois é um dos principais eventos promovidos pela Fundação. Essa responsabilidade me fez entrar de cabeça no projeto. Tenho dezoito anos como produtor cultural, e nunca tinha visto um espetáculo religioso tão lindo”, salientou.

O espetáculo deste ano foi uma homenagem ao saudoso Ramon Vane, que durante anos dedicou-se ao projeto “A Paixão de Cristo”. Ramon era ator, poeta e advogado e faleceu em janeiro deste ano, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Elenco

Entre os atores do elenco estavam profissionais de Itabuna, Itapetinga, Camacã, Itapé, Buerarema, Itajuípe e do estado do Espírito Santo. A cenografia ficou sob a responsabilidade de Diovane Tavares; direção geral e figurino, Marcos Nô; produção executiva, Eva Lima; assistência de direção, Marcelo Lobo e texto de Équio Reis (ator e diretor importante na história do teatro de Itabuna e região, já falecido). Os atores Alex Frances e Larissa Profeta interpretaram os papeis principais, os personagens de Jesus e Maria.

Confirma imagens da noite memorável, captadas pelas lentes do fotógrafo Pedro Augusto.