PALMAS



 

Estreia do projeto, em julho

– PARA o projeto “Fique na praça, a FICC chegou”, desenvolvido desde julho pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania. A segunda edição ocorre nesta quinta-feira (10), na Vila de Ferradas, onde nasceu o escritor Jorge Amado. Ele completaria 105 anos exatamente na data. Sobre o projeto, é louvável a intenção de levar aos bairros da cidade, tão carentes de cultura e lazer.

Fabrício Nascimento

– PARA o requerimento do vereador ilheense Fabrício Nascimento, que sugere a implantação de “ambulanchas” no município. “As embarcações teriam a mesma função das viaturas do Samu, porém circulando pelos rios, para aproveitar a extensão das vias fluviais”. Como propôs o edil, se o pleito for atendido pelo Executivo, o socorro aquático ficaria ancorado na Boca da Barra, na Praia do Marciano (Zona Norte) e na Baía do Pontal, atendendo também à Zona Sul, e seria possível acionar pelo telefone 192. Ainda conforme Nascimento, as principais comunidades a serem contempladas são os distritos de São João, Aritaguá, Sambaituba, Campinhos, Juerana, Lagoa Encantada, Castelo Novo e Rio do Engenho. “São locais geograficamente prejudicados quando necessitam de algum atendimento de emergência, por serem de difícil acesso pelas vias terrestres”, justificou.

– PARA o projeto Samu nas Escolas, por meio do qual o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Itabuna leva conscientização aos alunos para o perigo de passar trotes e, assim, prejudicar o atendimento a quem realmente necessita e até impedir que vidas sejam salvas. O projeto começará neste segundo semestre pelas escolas públicas e se estenderá a todas as particulares.

– PARA o Projeto Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama-Estratégia Itinerante, cuja próxima incursão será de 17 de agosto a 02 de setembro, no estacionamento do Centro de Convenções, em Ilhéus. A previsão é que sejam realizadas três mil mamografias bilaterais nesse período.