A Prefeitura de Itabuna fechou um acordo com moradores do condomínio residencial José Pereira Rabelo para extinguir ponto viciado de descarte irregular de lixo na rua principal do também chamado BNH, no Banco Raso. Na quinta-feira, dia 12, equipes do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos finalizaram a coleta de duas caçambas de lixo e entulho na localidade.
Mas os trabalhos não param por aí, segundo o diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, ainda hoje será reconstruída a calçada que há cerca de 20 anos a comunidade utilizava para descartar resíduos domésticos e sólidos.
A da Prefeitura no BNH foi complementada por agentes de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que fizeram trabalho educativo com a comunidade local.
O diretor Lázaro Pellegrini informou que desde o início da administração do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, foram diagnosticados 126 pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho em várias partes da cidade.
“Com esta desativação do ponto do BNH, reduzimos a 53 os pontos de descarte irregular, o que é muito positivo. Não mediremos esforços para zerar essa lista de pontos viciados, pois é um compromisso da atual gestão”, frisa o diretor de Limpeza Pública. Ele lembrou que diariamente, de segunda a sábado, há coleta domiciliar de lixo, inclusive no BNH, onde acontece sempre no turno da manhã.
O presidente da Associação de Moradores do BNH, Adilson Borges (Zói), que também é presidente da União das Associações de Moradores de Itabuna (UAMI), reforça que este é um trabalho educativo de “formiguinha”. Por isso, deve contar com a colaboração das comunidades. “Teremos resultados sempre positivos, se contarmos com a consciência da população”, frisou.