A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (Adasb) denuncia que a falta de energia elétrica tem virado rotina em algumas propriedades rurais da região. A entidade alerta que a má qualidade do serviço ou mesmo a interrupção total, como tem acontecido, tem causado diversos prejuízos aos produtores de leite.
Muitos associados relatam estar enfrentando essa situação, como é o caso do pecuarista Pedro Fontes Filho, que tem propriedade na região do Potumuju, em Ilhéus. Segundo ele, a Fazenda Marival, pertencente à área daquele município, é a mais prejudicada. Mas fica bem próximo ao trevo de Itajuípe, na BR-101.
“Esse é um problema recorrente, falta energia até seis vezes em um único mês, e o problema não é resolvido rápido. Um exemplo é que estou sem energia na minha fazenda desde o dia 16 de abril e hoje, dia 22, permanece o problema. Já cansei de registrar ocorrência junto à concessionária responsável – a Coelba”, desabafou.
Perdas expressivas
Os prejuízos na atividade leiteira são inúmeros, a exemplo de comprometimento do manejo dos animais, que passam a ser ordenhados de forma manual; impossibilidade de alimentar os animais com ração no cocho, e o principal: descarte da produção.
“Os funcionários também perdem toda alimentação que precisa de refrigeração. Preciso de uma resposta imediata”, apela Pedro Fontes Filho.