O Lions Club Itabuna-Sul lançou sexta-feira, 3, no auditório do Hospital de Olhos Beira-Rio, o projeto “Olhar Criança”, que beneficiará estudantes de escolas públicas da Rede Municipal de Ensino, no que se refere à exames de acuidade visual. Participaram do lançamento do projeto, além do presidente do Lions, Paulo Henrique Fernandes Miranda, o coordenador do projeto, o oftalmologista Dr. Wandick Getúlio Rosa (que também faz parte do Lions Club), a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, e ainda gestores escolares, assessores e diretores de departamentos da Secretaria Municipal da Educação (SME) e demais membros do Lions e da diretoria do clube de serviços. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através das secretarias da Educação e Saúde.
Os detalhes e a operacionalidade do projeto foram apresentados pelo Dr. Wandick Getúlio Rosa, que justificou sua importância em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que apontam que 20% dos estudantes avaliados apresentaram problemas de acuidade visual. O viés do “Olhar Criança” visa um trabalho em conjunto envolvendo o Lions Club, a SME e SMS. “Será permitida uma melhor identificação dos alunos com dificuldade de visão e que serão submetidos a exames de acuidade visual”, disse o médico.
O oftalmologista disse ainda que a forma como a Prefeitura de Itabuna, através das secretarias da Educação e da Saúde abraçaram a causa, “contribuirá para a melhoria do processo ensino-aprendizagem a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais dos alunos de 1º ciclo de formação das escolas públicas, além de aumentar a integração escola / família / comunidade como condição de eficácia no processo de prevenção de saúde ocular”.
A secretária da Educação, Nilmecy Gonçalves, ratificou que o projeto proposto pelo Lions Club corrobora bastante com o seu pensamento de que melhorias na qualidade de ensino perpassam pela união de esforços. “Temos uma rede de ensino em que 73% das crianças do 3º ano ainda apresentam dificuldades de leitura. Será que isso não está atrelado a algum problema de visão? E me sinto feliz quando clubes de serviços, empresários e líderes sociais procuram a nossa secretaria com projetos como esses que melhoram não só a qualidade dos estudos, mas a qualidade de vida como um todo de nossas crianças. Literalmente e simbolicamente, há uma melhoria na forma de olhar essas crianças e na forma de olhar dessas crianças. Tudo o que eu posso dizer, nesse momento, ao pessoal do Lions e aos envolvidos é ‘muito obrigada’. É grandioso o projeto e sua importância e agradeço, em nome de nossa secretaria e em nome do nosso prefeito, Fernando Gomes”, finalizou.