A inserção da psicologia no ambiente hospitalar foi o tema discutido durante o II Simpósio de Psicologia da Faculdade de Ilhéus, realizado nos dias 24 e 25 de agosto, na sede da instituição, que contou com participação de 300 pessoas, entre estudantes e profissionais. A Psicologia Hospitalar no Brasil tem uma história recente. Essa especialidade foi regulamentada em 2000, três anos após a fundação da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.
O simpósio teve início na noite do dia 24, com a realização de seis minicursos. No dia seguinte, sábado, o evento foi aberto, às 9 horas, com a apresentação de balé pela aluna de Psicologia, Adrielle, que pertence ao Studio E. Em seguida, a coordenadora de curso de Psicologia, professora Thatyanna Rodrigues, disse que para a região Sul da Bahia, o evento marca uma nova etapa na condição do psicólogo na atuação hospitalar.
Ela acrescentou que a trajetória teórica e de atuação fez com que a Psicologia “fosse se aproximando cada vez mais de uma visão que abrange, mas não se limita, ao consultório e ao laboratório, onde nasceu. Assim, a presença efetiva e especializada da Psicologia se deu fundamentalmente com base na preservação da singularidade das pessoas no âmbito hospitalar.”
Logo após, a professora doutoranda Luciana Chagas, coordenadora do evento, proferiu palestra sobre Teoria e Prática da Psicologia Hospitalar no Brasil – Contribuições às Políticas Públicas de Saúde. Conforme disse, a psicologia hospitalar é praticada nessa região há cerca de 10 anos. A professora vincula o início da atuação a partir de pacientes vítimas de violência doméstica ou sexual, notadamente as mulheres, o que tem sido objeto de sua pesquisa de doutorado.
Por sua vez, a professora Sheyna Cruz Vasconcellos falou sobre Doenças Crônicas e Pacientes Terminais – Com a Palavra o Inconsciente, com formulações em torno da bioética e da autonomia do cidadão\paciente. Ela ressaltou o diapasão entre a Medicina, que tem a lógica do bem-estar, e a Psicologia, cuja lógica está no bem-dizer.
O evento contou também com palestra da professora Indira Vita Pessoa sobre o tema “A atuação do psicólogo como supervisor no hospital: da teoria à prática” e uma mesa redonda sobre “As múltiplas funções profissionais e suas relações no ambiente hospitalar.”