

Os correligionários do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), diretório de Itabuna, seguirão sob novo comando a partir de 2018. Em lugar de “bater continência” para um militar, o ex-prefeito Capitão Azevedo, eles atenderão às orientações da uma civil, a vereadora Charliane Souza. Ela foi convidada para o posto há três meses, após conversa com o deputado federal Benito Gama, maior liderança da sigla na Bahia.
O parlamentar expôs para o Diário Bahia, via WhatsApp as razões que o levaram a chamar a edil a assumir a condução da legenda. “O PTB na Bahia está passando por uma renovação e reconstrução política, em função da nova legislação aprovada no Congresso Nacional. Precisamos de engajamento e comprometimento com a orientação do partido. Charliane foi escolhida para construir esse novo tempo junto a outros companheiros em Itabuna. Vamos acompanhar essa reconstrução da unidade no município”, afirmou.

Perguntado por que Charliane se encaixa melhor do que o ex-prefeito nesse perfil de reconstrução, Gama respondeu, digamos, com classe. Mas, ao mesmo tempo, deu sinal de que não inclui o ex-alcaide entre os pré-candidatos pelo PTB. “Azevedo é um grande líder popular, mas precisamos de um construtor de partido; inclusive candidatos a deputado”, justificou.
Mulher e juventude como focos
Segundo Charliane Sousa, o PTB tem dois focos importantes para se fortalecer, sobretudo a partir de 2018: a mulher e a juventude. Como é a única representante feminina na atual legislatura, ela entende que foi esse o principal motivo para ser convidada à nova missão. “Aceitei de imediato. O PTB está vindo forte com Taíssa Gama, presidente estadual do PTB-Mulher e secretária municipal de Políticas para Mulher, Infância e Juventude de Salvador”, relatou.
A vereadora sente que há uma carência de mulheres na política da cidade e pretende trabalhar, também, para sanar essa lacuna. “Em Itabuna, nós, mulheres, ainda estamos como coadjuvantes. Queremos trazer uma força para atrair as mulheres para a política; precisamos ser mais protagonistas. O PTB aposta forte na liderança feminina; então, eu estou muito feliz com o convite e espero representar o partido à altura”, argumentou.