TV Itabuna tem nova direção de programação


Ex-Globo e Manchete, Kenji Yamakoshi, reforça o time da TVI.


Recluso há anos em Arraial D`Ajuda, depois de ser um dos fundadores da televisão em Itabuna em 1987, com a TV Cabrália, está de volta à terra o renomado cinegrafista Kenji Yamakoshi, ex-Globo e Manchete, que com sua experiência na área ensinou a sua arte a dezenas de profissionais.

Yamakoshi foi convidado e convencido a dirigir a TV Itabuna, uma televisão por assinatura, iniciativa do também ex-Cabrália Barbosa Filho, que viu no seu colega a oportunidade de participar da nova fase da televisão.

Kenji Yamakoshi passou dois anos na TV Cabrália e deixou muitos amigos. Fez publicidade e depois se desligou informalmente do circuito indo morar no extremo-sul da Bahia, fazendo apenas free-lancer na área e onde vive até hoje.

Curriculo invejável

Dizendo-se entusiasmado com a sua volta à televisão e exatamente em Itabuna onde fez papel de instrutor de muitos profissionais, Kenji tem muitas novas ideias para implantar na TVi.

Depois que deixou a Cabrália, em 1988, fundou a ENE-3 com os amigos Dirceu Goes e Elza Oliveira. Fez documentários, trabalhos avulsos e prestou serviços a algumas ONGs. Nesse período, recusou convite da TV Manchete para dirigir o Núcleo de Teledramaturgia da emissora.

Esteve na UESC de 2000 a 2004, quando montou os laboratórios do curso de Comunicação Social. Na área universitária ainda instalou a TV Universitária na UESB, em Vitória da Conquista, em 2006. Desde agosto deste ano está na TVi, aceitando irrecusável convite do colega e amigo Barbosa Filho.

Depoimentos

Para Elza Oliveira, uma das grandes amigas de Kenji, “ele tem tudo para alavancar novas ideias na TVi e foi uma decisão muito acertada de Barbosinha”. Rossana, que foi secretária dele na TV Cabrália, aposta no sucesso da nova TVi e acredita que Kenji Yamakoshi se dará muito bem por lá.

De São Paulo, onde reside, o ex-diretor da Cabrália, Nestor Amazonas, defende a tese de que a volta do amigo Kenji para dirigir a programação da TVi “foi uma decisão acertada de Barbosa Filho, um audacioso empreendedor que revolucionou a televisão a cabo no sul da Bahia.” E defende ainda a reapresentação formal do novo diretor à sociedade regional. O mesmo pensa o primeiro apresentador da televisão do interior baiano, Ramiro Aquino, que chega a chamar Kenji de seu guru.