
Até a próxima segunda-feira (19), as aulas deverão ser retomadas na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Os alunos iniciaram ontem o processo de desocupação. O mesmo acontece na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e no IFBa de Ilhéus, cujas aulas voltaram a acontecer nesta quinta-feira (15).
O movimento nas instituições de ensino vem se esvaziando após a aprovação definitiva da tão questionada Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que estabelece um teto para os gastos públicos por 20 anos.
A decisão de desocupar foi negociada com as respectivas reitorias das instituições. No caso da UFSB, também chegou ao fim a greve dos professores e servidores técnico-administrativos sem corte de ponto, o que vale para Itabuna e para os campi de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Tanto servidores como docentes haviam aderido à paralisação dos alunos.
Em relação ao IFBa, a comissão que elabora o calendário acadêmico deverá definir um novo cronograma de aulas, pois a ocupação, iniciada em 21 de outubro, se estendeu por quase dois meses.