UPA do Monte Cristo fecha portas; secretário de Saúde pede exoneração


Problemas na unidade vão da falta de insumos a salários atrasados de médicos e funcionários


Fechamento ocorre seis meses após inauguração

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Monte Cristo, inaugurada no mês de março em Itabuna, fechou as portas na manhã desta quinta-feira (20), deixando desassistida a população de quatro bairros. O encerramento das atividades foi o estopim de uma série de problemas que se arrastam desde a inauguração.

Os funcionários, por exemplo, estão com os salários atrasados há três meses e fizeram greves de vários momentos. Os médicos também abandonaram seus postos, pela falta de insumos e irregularidade na remuneração. Apenas um médico atende apenas aos casos classificados como “risco iminente de morte”.

A situação dos servidores é discutida com o prefeito Fernando Gomes desde a manhã. Está sendo discutida uma alternativa de pagamento e, também, para a retomada do funcionamento.

Quatro secretários

Enquanto isso, mais um secretário de Saúde deixou as funções. O médico Isaac Nery pediu exoneração do cargo na manhã de ontem e neste momento o administrador Josimar Sales responde interinamente pela pasta.

Desde que o governo Fernando Gomes começou, Nery é o quarto secretário a “pedir pra sair”. Antes dele, a função foi ocupada por Vitor Lawinsky, Lysias Miranda, Deivis Guimarães.

 

A UPA do Monte Cristo tem uma grande demanda desde que foi inaugurada (Foto: Waldyr Gomes)