UTIs lotadas reforçam importância da vacinação contra Covid em Itabuna


Mais de 90 mil pessoas imunizadas, o que representa 41% da população


A aplicação da vacina contra Covid-19, somando a primeira e segunda doses, já contemplou mais de 90 mil pessoas em Itabuna, o que representa 41% da população. Segundo o boletim (vacinômetro) divulgado na noite de ontem (17), oficialmente tinham sido imunizadas 88.134 pessoas. Mas esse total não inclui os atendidos no drive-thru noturno no Teatro Municipal Candinha Doria.

A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, lembra que os casos da doença ainda estão altos e há indisponibilidade de leitos hospitalares. Por isso, a imunização é importante por reduzir o número de pessoas contaminadas com sintomas ou não, evitar internações, casos mais graves e até óbitos.

Esquema especial

Ela disse que o número de pessoas vacinadas em Itabuna ainda não é o esperado, embora o município tenha elaborado um esquema especial de vacinação, disponibilizado o imunizante mais perto da comunidade e equipes de vacinadores e auxiliares para alcançar maior quantidade de pessoas.

“É preciso que as pessoas, dentro dos grupos prioritários ou na idade estipulada pelas autoridades sanitárias, se sensibilizem para a importância da vacina e procurem uma unidade de saúde mais perto de casa”, apela a coordenadora.

Por último, a coordenadora diz que muitas pessoas que receberam a primeira dose do imunizante ainda não voltaram para receber a segunda dose. “A vacina evita que a doença se alastre ainda mais”, alerta.