Está confirmado para a próxima segunda-feira (16) o início da campanha de vacinação contra a raiva canina na zona rural de Itabuna. Uma equipe de pelo menos 12 pessoas, entre veterinários, técnicos e aplicadores, percorrerá áreas como Roça do Povo, Mutuns, Itamaracá, Aterro Sanitário, Fazenda Progresso, entre outros para a imunização de cães e gatos.
Já no dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, programado para 4 de agosto, a vacinação dos bichinhos de estimação será na área urbana de Itabuna. O trabalho é coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde, que atuará nas unidades de saúde em todos os bairros da cidade. A vacinação na área rural deverá contar com a participação de cerca de 400 pessoas, entre veterinários, técnicos e voluntários, como estudantes do curso de medicina veterinária.
Meta do Ministério
Segundo o veterinário do CCZ, Samir Hage, todo o esforço será empreendido para que o município imunize mais de 35 mil animais domésticos para atingir a meta de pelo menos 80% dos animais, estipulada pelo Ministério da Saúde. Samir informa que anualmente cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva a partir dos cinco meses de idade. Ele lembra que a raiva é uma doença grave e transmitida ao ser humano pelo contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus.
Segundo o veterinário do CCZ, é importante que os proprietários de animais domésticos estejam sempre atentos a sintomas como perda de apetite, alterações de comportamento, dificuldade em deglutir, agitação e agressividade, que podem ser indícios da doença. “A raiva não tem cura e pode matar tanto o animal quanto o homem”, alertou o profissional, destacando que a única forma de evitar a doença é a vacina. As doses são repassadas gratuitamente pelo Governo Federal aos estados e municípios.