Vendas e empregos ditam otimismo no comércio de Itabuna


Comparativo de dezembro com o mesmo mês em 2017, entre outros fatores, justifica animação


O comércio de Itabuna é a principal referência de compra e venda em Itabuna e região (Fotos: Arquivo)
O presidente da CDL, Carlos Leahy, já se sente animado

 O movimento do comércio de Itabuna em dezembro de 2018, bem como as contratações temporárias que se transformaram em empregos, deixam animada a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). O presidente da entidade, Carlos Leahy, informou ao Diário Bahia que houve um crescimento de aproximadamente 5% nas vendas, comparando-se com o mesmo período do ano anterior. À frente dessa estatística, os setores de perfumaria, vestuário e automóveis.

Ele também se referiu ao comparativo no número de contratações temporárias, comuns no período de fim de ano. “Em 2017, foram 616 contratações e efetivadas de 10 a 12 por cento; em 2018, houve quase 900 contratações e cerca de 20 por cento tornaram-se funcionários efetivos”, compara.

Demonstrando bastante otimismo, o líder da CDL também se referiu à quantidade de empresas que abriram e fecharam da cidade, sempre comparando os dois últimos anos.

Nesse quesito, foi registrada uma elevação de 8%, em relação em 2017. “Tivemos um crescimento positivo. E a abertura de empresas também tivemos crescimento; então, fazemos um balanço positivo”, avalia Leahy.

Amadurecimento pós-modernidade

Carlos Leahy ainda faz uma ponderação sobre o perfil do comerciante itabunense, em meio à crise recém-enfrentada. “Existe um amadurecimento muito grande por parte dos empresários, um diagnóstico que a cada dia que passa, com todos esses percalços e problemas na economia e problemas políticos, amadurece mais a comercialização”, argumenta.

Para ele, o empreendedor da cidade dá sinais de que conhece mais o seu consumidor. “Ele sabe que a cada dia que passa, o consumidor fica mais exigente, mais comparativo. Hoje você tem várias formas de comprar um produto, a internet está aí, o mundo está globalizado, você pode comprar qualquer produto sem sair de casa; então, temos que procurar estar sempre procurando inovar, sempre buscando um encantamento do cliente”, assinala.

Prontos para retomar

Ainda no entender de Carlos Leahy, o referido amadurecimento vem somado a uma notável retomada da economia. “Com essa sinalização de crescimento da indústria, que já passou a produzir mais – se a indústria está produzindo mais, é porque o comércio está vendendo mais. Então, acreditamos muito nessa recuperação, vamos começar a subir essa escada. Tínhamos chegado no fundo do poço, agora acredito que a retomada é subir degrau por degrau. Nossas perspectivas são as melhores possíveis”, completa, cheio de perspectivas aprazíveis.

Janeiro animador

O representante da CDL acredita que, assim como dezembro trouxe resultados favoráveis, são esperados dados semelhantes deste janeiro. “Com essa volta às aulas, essa liquidação feita logo após o Natal, também teremos um mês de janeiro com certeza melhor de vendas. Vamos fazer uma pesquisa com relação a isso”, adianta.