Vistoria técnica comprova segurança da Barragem do Rio Colônia


Equipamento, em Itapé, ajuda no abastecimento daquela cidade e de Itabuna


Comissão inspecionou a barragem esta semana

 Assim como acontece duas vezes por ano, uma inspeção técnica anteontem (16) comprovou o funcionamento seguro da barragem do Rio Colônia. A visita técnica, que atendeu a solicitação do prefeito Naeliton Rosa Pinto, foi conduzida por uma equipe da Embasa (Empresa Baiana de Saneamento) e da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia).

A fim de averiguar boatos sobre supostas fissuras na obra, esteve no local uma comissão para vistoria técnica do local. Integraram o grupo o engenheiro civil e Analista de Processos Técnicos da CERB, Alexandre Ferreira; o gerente da Embasa de Itapé, Zem Costa, e o vereador Agnaldo Santos.

Segundo laudo assinado pelo citado engenheiro, a barragem não sofreu qualquer impacto ou rachadura na sua estrutura nem danos nos equipamentos. Além da usual vistoria, a obra é alvo de ações de prevenção e fiscalização. Todos esses procedimentos estão a cargo da CERB.

Inaugurado em julho de 2018, o equipamento estadual ajuda no abastecimento de Itapé, Itabuna, através da gravidade. E, sobretudo, funciona como controlador de vazão, porque evita que chuvas fortes levem a enchentes em ruas dos dois municípios.