A Biblioteca Municipal Adonias Filho, localizada na Praça Castro Alves, no centro de Ilhéus, passou a contar, desde a última semana, com uma Sala de Leitura em Braille. O espaço conta com aproximadamente 160 títulos e 240 áudio-livros disponíveis e já está em pleno funcionamento, aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.
O ato de abertura da Sala de Braille contou com a presença do secretário de Cultura do Município, Paulo Atto, que falou sobre o estado em que foi encontrada a Biblioteca e sobre como o espaço, hoje, é um lugar que abriga diversas atividades culturais e ressaltou a importância da abertura da sala.
“Além de disponibilizar os títulos acessíveis àqueles com deficiência visual, promoveremos, sempre nas tardes de terça-feira, sessões de leitura, com voluntários do Grupo de Apoio e Aprimoramento Braille de Ilhéus (GAABRAILHE)”.
Silvo Francisco Alves de Souza, membro do GAABRAILHE, ressaltou a importância do funcionamento do espaço para o fomento do livro e da leitura e destacou que a Biblioteca conta com um bom acervo de obras.
Na oportunidade, foi feita a leitura em braille de um trecho da obra Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, do escritor Jorge Amado por um dos convidados, além da exibição de um vídeo sobre acessibilidade visual e recital de poesias.