Debater acerca da utilização das baías e áreas navegáveis do município de Ilhéus. Este foi o objetivo de reunião esta semana, no Centro Administrativo de Ilhéus, no bairro Conquista. O encontro contou com a presença de uma comitiva de vereadores, representantes do Satélite Remo Ilhéus e dos governos estadual e municipal.
Após uma série de levantamentos de dados técnicos e estudos, representantes do Satélite Remo de Ilhéus levaram aos gestores documentos que tornam viável a construção do Terminal de Embarque Público Marítimo de Ilhéus e píer ao longo das baías. O projeto tem o objetivo de impulsionar a prática de esportes náuticos e pesca esportiva, setores pouco explorados, mas que contam com enormes possibilidades.
Embarque e desembarque
A proposta aponta, ainda, para geração de emprego e renda da atividade pesqueira na cidade. A obra prevê a urbanização do espaço, incluindo a plataforma que facilitará a montagem e a saída de embarcações, além de vagas de estacionamento. O píer servirá de ponto de embarque e desembarque desse público.
O documento com a proposta será encaminhado ao governador do Estado, Rui Costa, através do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. De acordo com o vice-presidente do Legislativo municipal, Luiz Carlos Escuta, “o projeto vai beneficiar a sociedade ilheense, pois vai agregar mais um meio de transporte para a comunidade e gerar emprego e renda através do Turismo”. Além do vice-presidente, estiveram presentes os vereadores Ivo Evangelista e Paulo Anunciação, bem como várias entidades da sociedade civil.