Bahia mostra na África projeto rural de sucesso


Ações do “Bahia Produtiva” são apresentadas em prol do desenvolvimento de Moçambique


Proposta é compartilhar experiências para o desenvolvimento do país africano, com 90% da população na zona rural

O projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado, vem viabilizando o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para organizações produtivas de agricultores familiares de toda a Bahia e se tornando referência mundial. Desta segunda-feira (29) até sexta-feira (02), uma missão de cooperação técnica, composta por técnicos do Bahia Produtiva, está em Moçambique, na África, para apresentar aos moçambicanos a metodologia do projeto e fazer um intercâmbio a convite do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural.

A programação conta com visita de campo à província de Nampula, para conhecimento das experiências do Sustenta, uma ação de gestão integrada de agricultura e recursos naturais cujo objetivo é promover e facilitar o desenvolvimento rural integrado. As zonas rurais de Moçambique representam 90% do território nacional, que vem buscando desenvolver e ampliar suas ações, visando à produção de alimentos e inclusão produtiva de agricultores familiares.

Intercâmbio com Moçambique ocorre a convite do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural

Intercâmbio de experiências

A cooperação técnica é realizada em parceria com o Projeto Sustenta, executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) de Moçambique, e financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD/Banco Mundial. A instituição financeira também financia o Projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Segundo o assessor especial do Bahia Produtiva, Ivan Fontes, “essa missão permitirá fazer intercâmbio de experiências e metodologias de inclusão produtiva de agricultores familiares e a conhecer em detalhes o funcionamento de um Fundo Público Nacional, como o existente em Moçambique, destinado a financiar o desenvolvimento rural”.