Bahia ganhará novo aeroporto de passageiros, afirma Ministério do Turismo


Aeroporto contemplará a zona turística da Costa dos Coqueiros


O Ministério do Turismo e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) anunciaram, nesta segunda-feira (04), que os estudos de viabilidade para a construção de um novo aeroporto no estado da Bahia devem começar ainda neste mês de novembro. A ideia é que o novo local de passageiros deva ser construído na região turística chamada de Costa dos Coqueiros, que compreende os municípios baianos de Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra, Lauro de Freitas e Mata de São João.

Durante reunião, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio ressaltou que o novo aeroporto garantirá uma infraestrutura adequada para atrair cada vez mais investidores e visitantes ao local. “Nosso objetivo é ampliar a oferta turística e facilitar o acesso aos destinos. Esse empreendimento vai atrair mais turistas e fomentar o mercado hoteleiro, de habitação e de serviço. Vai potencializar o desenvolvimento dessa região de riqueza natural e cultural inigualáveis”, afirmou.

O secretário Nacional de Integração Interinstitucional, Bob Santos, esteve na reunião e afirmou que o empreendimento vai facilitar o acesso a zona turística baiana. “Esta área encontra-se entre os aeroportos de Salvador e Aracajú que ficam a 289km de distância. Em alta temporada, um turista pode demorar mais de 4h de um ponto a outro pela rodovia. Portanto, o aeroporto vai facilitar a conectividade dos destinos e melhorar a experiência turística de quem visita o local”, explicou Santos.

O diretor de Investimentos da SAC, Eduardo Bernardi, adiantou que ainda serão necessárias algumas etapas até o início da operação do aeroporto. “Construir um empreendimento desse porte requer um estudo minucioso além de outras fases que devem ser superadas como a definição do local, estudo orçamentário, licenças ambientais e projeto de engenharia para então começar as obras. Todo o processo até a inauguração do aeroporto pode levar de cinco a sete anos”, ressaltou.

Representantes do setor hoteleiro que possuem estabelecimentos ou intenções de investir na Costa dos Coqueiros também participaram do encontro e afirmaram que novos produtos e segmentos turísticos podem dinamizar o turismo e reduzir a sazonalidade e capacidade ociosa da área. Segundo eles, com a facilitação de acesso a partir do aeroporto, a perspectiva é de gerar 30 mil empregos com os novos projetos hoteleiros a serem implementados nos próximos dez anos. O sócio presidente da Prima S.A, Rubén Baqué, destacou ainda a riqueza da costa brasileira e comparou o litoral baiano a Riviera Maya, polo turístico mexicano onde se localizam centenas de resorts de alto padrão.

Também estiveram presentes no encontro o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia, representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Bahia (ABIH) e dos grupos hoteleiros Palladium e Aviva.