O médico Eduardo Kowalski, que integra o comitê para enfrentamento do coronavírus em Itabuna, expressou hoje (26) um verdadeiro pedido de socorro para a população ficar em casa. É a forma encontrada pela equipe de saúde numa tentativa de conter eventual propagação da doença.
Vale lembrar que já foram confirmados dois casos de coronavírus no município – ambos de pessoas que voltaram de viagens; o primeiro de São Paulo e agora, de Salvador. Dos 29 casos notificados, 12 ainda aguardam resultado.
“É importante avisar a todos que essa doença já tá circulando no Brasil, todos nós podemos ter contágio e é preciso manter o confinamento em casa, evitar andar nas ruas e ter essa interação entre as pessoas. Esse é o pior cenário pra nós, aqui na cidade”, conclamou o médico.
“Contrapartida da população”
Perguntado se há leitos na cidade para internamentos, ele lembrou que a intenção do comitê foi fazer trabalharem juntos os hospitais Calixto Midlej Filho e de Base.
“A Santa Casa está empenhada em melhorar a assistência, tanto para pacientes de convênio como de Sus. E no Hospital de Base não é diferente. Então, a contrapartida que a população pode nos dar é se manter em casa”, reforçou.