Para falar do tal “novo normal” – completamente “A-normal”, diga-se de passagem –, é preciso repisar que permanece assustador o avanço do coronavírus em Itabuna. Entre a segunda (17) e a sexta-feira (21), elevação de 441 casos, o que revela um total de 4.548 ativos. Nesta sexta, chegou-se à lamentável marca de 181 mortes, sendo 14 nesta semana (cinco hoje, cinco quarta e quatro entre segunda e terça).
Outro dado inquietante é a escassez de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para socorrer os pacientes com quadro mais grave da Covid-19. Na quarta-feira (19), por exemplo, o boletim informava que não havia disponível nenhum leito nem de UTI nem de unidade semi-intensiva.
Desde que a pandemia chegou ao município, foram confirmados 8.527 casos de coronavírus. Os curados, vale destacar, somam 3.798.
Sem “sextou”
Ah! Para aqueles que ainda não entenderam a proibição de aglomerações, equipes informam que a fiscalização é intensificada nos finais de semana. Segundo o diretor de Indústria e Comércio, Edvaldo Alves, denúncias feitas pelos números 153 e 190 são prontamente encaminhadas para verificação.
O trabalho para conter atitudes ilegais mobiliza agentes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Sesttran (Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito).