Com UTI lotada, secretário de Saúde alerta para avanço da Covid-19 em Ilhéus


Cidade registra 95 casos e quatro mortes; ontem paciente transferida às pressas para Salvador


Geraldo Magela afirma que apenas dois dos 11 leitos vagaram nesta quinta-feira

 A quantidade de casos já confirmados em Ilhéus fez com que os 11 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ficassem lotados em poucos dias, em Ilhéus. Como só hoje pela manhã vagaram dois, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, demonstrou certo desespero hoje, no início da tarde, em entrevista à repórter Silmara Sousa, na TV Cabrália.

Segundo ele, ontem foi necessário transferir uma paciente para o Hospital Espanhol, em Salvador. “Nossa UTI encheu rapidamente; a gente tá avisando à população que a coisa não é brincadeira, é muito séria! Está programado abrir mais leitos de UTI, mas enquanto não abrir, a população tem que ficar em casa pra evitar a contaminação”, conclamou.

Ele informou que os bairros onde há mais infectados são Urbis, Malhado e Nelson Costa. “É preciso evitar aglomeração em bancos, em lotéricas, feiras. Porque essa doença mata, é um processo de contaminação muito rápido e o agravamento do paciente pode ser rápido e não dar tempo de chegar a uma UTI”, acrescentou.