Municípios da região levam demandas ao governador; Saúde é a principal



Secretário Executivo da Amurc, Luciano Veiga, o Governador Rui Costa e o presidente da Amurc, Antônio de Anízio

Durante a audiência com os prefeitos do Território Litoral Sul, na última sexta-feira, 28, no Hotel Tarik Fontes em Itabuna, o presidente da Amurc e do Consórcio Litoral Sul – CDS-LS, Antônio de Anízio, apresentou ao governador Rui Costa uma série de demandas dos municípios. As reivindicações estão ligadas, principalmente, às áreas de saúde, tecnologia e infraestrutura.

Além de assumir o compromisso de contribuir na organização do Consórcio de Saúde, Antônio de Anízio sugeriu a criação de um grupo de trabalho para discutir a atual situação do Hospital São Lucas, em Itabuna. Ainda na área da saúde, o gestor obteve atendimento imediato de Rui Costa sobre a instalação de uma futura unidade UCT/Hemoba no Hospital Luiz Viana Filho, em Ilhéus, para dar suporte hemoterápico e cadastrar doadores de medula óssea.

Região Metropolitana

Outra pauta dos prefeitos esteve relacionada às estratégias para o desenvolvimento sustentável da região, a exemplo do debate sobre a criação da Região Metropolitana no Sul da Bahia, a instalação do projeto Rede Sulbaiana de Comunicação – GIGASUL, que visa à implantação de uma rede de fibra óptica para melhorar a qualidade da Internet da região, e o aeroporto internacional.

O presidente da Amurc ainda pontuou a necessidade de abertura preventiva de poços artesianos nas zonas rurais e urbanas. “Pedimos também ao nosso governador recursos para implantar o projeto do Observatório de Políticas Públicas e Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria de Ciências Tecnologia e Inovação – Secit”, concluiu Antônio.

O Observatório, consorciado com a Câmara Técnica de Elaboração de Projetos, visa dotar a Amurc de uma equipe de técnicos que elaborem projetos estruturantes para os municípios, tornando-os habilitados a captar recursos dos governos Estadual e Federal, bem como instituições financeiras internacionais.