Prazo de adesão ao Programa de Desligamento Voluntário de Servidores do Poder Executivo termina hoje


Medida busca oferecer condições dignas para aqueles que decidiram concluir sua trajetória no serviço público


Encerra-se nesta segunda-feira, dia 30, às 23h55min,o prazo concedido pela Lei n.º 2.697, de 27 de novembro de 2024, que institui o Programa de Desligamento Voluntário de Servidores do Poder Executivo do município de Itabuna (PDV), destinado aos servidores municipais que desejam, de forma voluntária, encerrar seus vínculos com o município. A medida busca oferecer condições dignas para aqueles que decidiram concluir sua trajetória no serviço público.

O PDV garante uma indenização mensal por 18 meses. Os valores variam conforme o salário atual, podendo chegar a até R$ 7.500,00, com um mínimo de R$ 1.510,00, livres de imposto. Conforme o PDV o servidor receberá esses valores sem nenhum desconto, livres de imposto, acrescido de verbas rescisórias das férias não gozadas.

Para facilitar o planejamento, o site oficial da prefeitura (https://itabuna.ba.gov.br/) disponibilizou uma calculadora online que permitirá aos servidores simular o valor exato da indenização. O requerimento à Secretaria de Gestão e Inovação pode ser feito pelo link: Sistema de Comunicação Digital

A adesão ao programa é totalmente voluntária. A iniciativa oferece uma transição tranquila para novos projetos pessoais, reforçando a autonomia dos participantes.

A título de comparação enquanto o seguro-desemprego oferece cinco parcelas, por meio do PDV a Prefeitura garatne 18 meses de idenização oportunizando um desligamento digno, assegurando vantagens e estabilidade financeira.

O PDV está disponível para todos os servidores municipais, incluindo aqueles vinculados à Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Fundação Marimbeta e Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI). A prefeitura recomenda especialmente a adesão dos aposentados, como forma de garantir um complemento financeiro por mais 18 meses.

O gestor ainda expressou gratidão aos servidores aposentados que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Itabuna. Este programa é uma forma de reconhecer a dedicação e oferecer um suporte adicional para novos projetos pessoais, reiterando que a adesão é voluntária por parte do servidor aposentado.