A partir desta quarta-feira (3), começará a valer uma flexibilização do comércio de Ilhéus, com abertura da chamada “zona branca”. Além dos serviços essenciais, diversas lojas estarão autorizados a funcionar.
Como exemplo, materiais esportivos; artigos de casa, tecidos e aviamentos; joalherias; relojoarias; lojas de vestuário, acessórios, calçados, móveis, colchões, perfumaria, higiene pessoal.
Também vão poder funcionar, lanchonetes (sem venda de bebidas alcoólicas), lojas de suplementos, produtos naturais, objetos de arte; venda e manutenção de peças de bicicletas e triciclos, além de agências de turismo e concessionárias.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Briglia, lembra que a fase branca da flexibilização envolve as atividades de baixo risco. Por isso, a prioridade no retorno às suas atividades.
Também de acordo com o secretário que as medidas são baseadas em critérios. “Só poderemos avançar de cada fase observando a taxa de contaminação diária e a ocupação de leitos de UTI”, justifica.
Enfim, todo cenário do avanço e do controle da pandemia, segundo Vinícius, deve ser observado. Essas declarações foram dadas pelo secretário em entrevista à TV Santa Cruz.