O Dia Mundial da Hipertensão Arterial (17 de maio) será marcado na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, no dia 16 de maio, através de uma campanha de conscientização com atividades promovidas pelos colegiados dos cursos de Medicina e Biomedicina. Nessa data, equipes de professores e estudantes vão medir a pressão arterial e fazer exames de glicemia de pessoas da comunidade acadêmica, de forma preventiva.
O evento anual visa conscientizar a população sobre a importância de controlar a pressão arterial para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. A hipertensão arterial (pressão alta) é uma enfermidade crônica que aponta os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
Segundo o médico e professor Nelson Dinamarco, vice-coordenador do colegiado de Medicina da Uesc e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), é muito importante manter o acompanhamento constante da pressão a fim de evitar o desenvolvimento ou agravamento de doenças.
Conforme a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Em 90% dos casos, a pressão alta é uma doença herdada dos pais. Mas, vários fatores relacionados ao estilo de vida também contribuem nos níveis de pressão arterial como o fumo, a bebida alcoólica, a obesidade, o colesterol, o consumo excessivo de sal, estresse e sedentarismo